Matérias
Divulgação
Aceleração na produção de doses nos laboratórios ocorreu graças a chegada de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado da China
Goiás deve vacinar idosos com 65 anos ainda em março
23/03/2021, às 16:56 · Por Redação
A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) espera vacinar os idosos com idade a partir de 65 anos até o fim de março. É o que afirmou o secretário Ismael Alexandrino ao O Popular.
O alcance da faixa etária deve ser possível porque o Instituto Butantan, que produz a Coronavac no Brasil, e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pela Oxford/AstraZeneca, conseguirem viabilizar a produção de milhões de doses de imunizantes por semana.
O ministério afirmou que novas doses devem chegar até os Estados todas as semanas. A SES destacou ainda que assim que as doses chegarem serão distribuídas proporcionalmente para os municípios, que darão seguimento a vacinação de idosos, diminuindo a faixa etária gradualmente.
Atualmente, a maioria dos municípios goianos faz a vacinação em idosos a partir de 70 anos. As prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis informaram que a faixa etária será ampliada de acordo com o recebimento de doses.
A aceleração na produção de doses nos laboratórios ocorreu graças a chegada de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado da China. Isso trouxe regularidade de produção e distribuição de imunizantes pelos laboratórios que, de acordo com o Ministério da Saúde, irão entregar milhões de doses todas as semanas para a pasta.
A mudança de cenário da produção da vacina fez com que o Ministério da Saúde também autorizasse que os Estados e municípios apliquem todas as doses que possuem de vacinas contra a Covid-19. Goiás irá aplicar todas as 129 mil doses que foram recebidas no último sábado, 20.
Coronavírus Vacinação