Matérias
Divulgação
Deputado federal diz que Bolsonaro "está morrendo de medo e tenta sabotar as investigações"
Freixo diz conversa entre Bolsonaro e Kajuru é a prova de mais um crime de responsabilidade do presidente
12/04/2021, às 01:04 · Por Redação
O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) disse que a conversa entre o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) e o senador Jorge Kajuru (Cidadania) é a prova de mais um crime de responsabilidade do presidente.
“A conversa entre Bolsonaro e Kajuru é a prova de mais um crime de responsabilidade do presidente, que tenta intervir no Legislativo e intimidar o STF. O objeto da CPI da Covid não pode ser modificado. Bolsonaro está morrendo de medo e tenta sabotar as investigações“, declarou pelo Twitter.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, marcou para quarta-feira, 14 de abril, o julgamento em plenário da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado. O relator da ação no Supremo é o ministro Luís Roberto Barroso. A sessão de julgamento está marcada para às 14h e esse será o primeiro item da pauta. Analistas dão como certa uma maioria a favor da instalação da CPI dentro do STF.
Na quinta-feira, 8, Barroso atendeu a um pedido de liminar feito pelos senadores Jorge Kajuru (GO) e Alessandro Vieira (RS), ambos do partido Cidadania, e determinou a adoção das medidas necessárias para a instalação, no Senado, de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia de Covid-19.
Como a decisão foi monocrática, agora deverá passar pelo plenário, onde os ministros devem decidir por sua confirmação. Inicialmente, a análise dessa liminar estava marcada para sexta-feira, 16, mas os ministros conversaram e decidiram antecipar a votação.
Marcelo Freixo Jair Bolsonaro Jorge Kajuru Coronavírus CPI