Matérias
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
A lista de apoios foi inflada por senadores governistas, interessados em derrubar a CPI pedida pelo oposicionista Randolfe Rodrigues
Luiz do Carmo, Vanderlan e Kajuru assinam nova CPI para investigar governadores e prefeitos e tentar melar a outra CPI
12/04/2021, às 17:52 · Por Eduardo Horacio
O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) conseguiu nesta manhã 34 assinaturas de apoio ao pedido para a instalação de uma CPI da Pandemia que investigue governadores e prefeitos. Entre elas, as assinaturas dos três senadores goianos: Jorge Kajuru (Cidadania), Vanderlan Cardoso (PSD) e Luiz do Carmo (MDB).
A lista de apoios foi inflada por senadores governistas, interessados em derrubar a CPI pedida pelo oposicionista Randolfe Rodrigues (Rede-AP) prevendo apenas a investigação dos erros do governo federal e do colapso do Amazonas. O pedido de Girão foi apresentado no dia 2 de março, mas o requerimento de Randolfe conseguiu o número mínimo de 27 assinaturas primeiro, e por isso foi protocolado antes.
Na última quinta-feira, o ministro do Supremo Luis Roberto Barroso ordenou que o senado instalasse a CPI proposta por Randolfe. Agora, com as 34 assinaturas no requerimento de Eduardo Girão, os governistas vão brigar pela instalação da CPI ampla que Bolsonaro defende.
Engordaram a lista de assinaturas de Girão no final de semana o líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), o presidente do PP, Ciro Nogueira, do Piauí, e o relator do Orçamento da União, Márcio Bittar. Na reproduzida abaixo, todos as assinaturas a partir da 18ª foram incluídas nesta semana.
Em seu pedido, Girão diz que a CPI deve se concentrar em investigar os fatos revelados nas operações da Polícia Federal realizadas ao longo do ano em estados e municípios. Como não houve operações sobre o governo federal, se for seguido o roteiro deste requerimento, Bolsonaro, Pazuello e companhia deixarão de ser o foco da CPI.
Girão, porém, afirma que sua CPI não visa salvar o governo. “Jamais faria algo para facilitar a vida do governo federal. Sou independente e voto contra o governo em várias pautas, como o controle de armas, por exemplo”.
A lista de assinaturas da CPI:
1. Eduardo Girão
2. Allvaro Dias
3. Jorge Kajuru
4. Flávio Arns
5. Alessandro Vieira
6. Styvenson Valentim
7. Oriovisto Guimarães
8. Reguffe
9. Lasier Martins
10. Paulo Paim
11. Plínio Valério
12. Rose de Freitas
13. Izalci Lucas
14. Soraya Thronicke
15. Marcos do Val
16. Luis Carlos Heinze
17. Esperidião Amin
18. Fernando Bezerra Coelho
20. Elmano Férrer
21. Carlos Viana
22. Vanderlan Cardoso
23. Chico Rodrigues
24. Zequinha Marinho
25. Eduardo Braga
26. Marcos Rogério
27. Carlos Fávaro
28. Mecias de Jesus
29. Luiz Carlos do Carmo
30. Ciro Nogueira
31. Roberto Rocha
32. Flávio Bolsonaro
33. Marcio Bittar
34. Rodrigo Cunha
orge Kajuru Vanderlan Cardoso Luiz do Carmo CPI CPI da Covid-19 Covid-19