Matérias
Divulgação
Após as primeiras denúncias, o Instituto Butantan anunciou que iria revisar a bula da vacina CoronaVac
Nova remessa de vacinas contra Covid-19 também teria chegado com menos doses em Goiás
18/04/2021, às 20:49 · Por Redação
O novo lote de vacinas contra a Covid-19 voltou a ser alvo de denúncias por conter frascos com menos doses, em Goiás. A primeira denúncia desse problema foi feita em reunião com o governo estadual e os gestores locais foram orientados a notificar o Ministério da Saúde (MS). Outros estados também relataram situações similares.
No último sábado, 17, a técnica em enfermagem Antônia Bastos Silva estava trabalhando na aplicação das vacinas quando notou o problema em um dos frascos, conforme apurou o G1.
A questão foi levantada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems) inicialmente no último dia 8 de abril. Na ocasião, a presidente do órgão, Verônica Savantim, disse que recebeu relatos de frascos com nove, oito e até sete doses ao invés de dez. Até esta data, Goiânia já havia contabilizado mais de 4 mil doses "perdidas".
Após essas denúncias, o Instituto Butantan anunciou que iria revisar a bula da vacina CoronaVac, mas que o uso de seringas e agulhas não recomendadas potencializa a perda do imunizante.
Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim detalhou que o problema foi notado principalmente nos lotes de imunizantes que chegaram recentemente, mas que os profissionais e os equipamentos usados são os mesmos desde o início da campanha de vacinação.
Vacinação em Goiás
Goiás recebeu 1.557.880 doses de vacinas para imunizar os grupos prioritários contra a Covid-19, sendo 1.222.430 da CoronaVac e 335.450 da AstraZeneca, até 17 de abril de 2021.
A SES tem registrado que foram aplicadas em Goiás 720.283 primeiras doses e 231.245 reforços até sábado.
Na capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que já foram atendidos três grupos preconizados pelo Ministério da Saúde com total de 303.674 doses aplicadas. Desse total, 208.973 foram as primeiras aplicações e 94.701 foram os reforços.
Vacina Coronavírus