Matérias
Divulgação / Alego
Ex-prefeito de Catalão, Jardel Sebba: altos gastos com programas sociais em período pré-eleitoral
TRE mantém inelegibilidade do ex-prefeito Jardel Sebba até 2024
05/05/2019, às 01:01 · Por Diene Batista
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou parcialmente o pedido do Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) em Goiás pela manutenção da cassação dos registros de candidaturas, por abuso do poder econômico, do ex-prefeito de Catalão (GO), Jardel Sebba (PSDB), e seu vice, Luciano Rodrigues da Costa (PSB), por abuso do poder político nas eleições de 2016. O TRE também manteve a decretação de inelegibilidade de Sebba por oito anos.
Investigações do MP Eleitoral mostraram que o tucano, na tentativa de conquistar votos na eleição municipal, excedeu os gastos nos programas sociais sob aparente ação filantrópica. De acordo com o apurado, entre 2015 e 2016 houve uma diferença superior a 1500% nos gastos com os programas municipais “Cheque Reforma” e “Renda Cidadã”.
O procurador regional Eleitoral, Alexandre Moreira Tavares dos Santos, esclareceu que, em 2015, os gastos com programas sociais foram “ínfimos” em Catalão para que, no ano seguinte, “o ex-prefeito pudesse utilizar todos os recursos da máquina pública com vistas a garantir sua reeleição”.
Mesmo assim, a chapa comandada por Jardel Sebba não conseguiu a vitória nas urnas.
Jardel Sebba Catalão TRE