Matérias
Divulgação
A alegação é que o fim do órgão traria prejuízos com o acúmulo de processos e sobrecarga ao Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO).
Tucanos são contra extinção do TCM em Goiás
06/05/2021, às 11:00 · Por Redação
Parlamentares e prefeitos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Goiás defendem um amplo debate sobre o futuro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO). A alegação é que o fim do órgão traria prejuízos com o acúmulo de processos e sobrecarga ao Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO).
O deputado estadual, Hélio de Sousa (PSDB) é um dos defensores da manutenção do TCM. “O TCE já está sobrecarregado com o controle que faz, não só do Estado, mas das autarquias, fundações e organizações sociais”, destaca.
A deputada Lêda Borges (PSDB) já se manifestou contra o projeto de autoria do deputado Henrique Arantes (MDB), que propõe a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). “Como ex-prefeita, não sou favorável ao fechamento do TCM. Trata-se de um órgão que auxilia e orienta a gestão municipal. Tive muitas orientações do órgão quando fui prefeita de Valparaíso”, comenta.
Já o prefeito de Uruaçú, Valmir Pedro, foi mais enfático ao afirmar que seria um desastre para a boa execução dos recursos públicos. “A extinção do TCM seria uma grande perda, pois faz o papel de órgão fiscalizador e orientador. Tem um corpo técnico que dificilmente a grande maioria das Câmaras Municipais algum dia terá, por falta de profissionais habilitados e principalmente de condições financeiras”, explica.
TCM PSDB Valmir Pedro Lêda Borges Hélio Sousa