Matérias
Divulgação
A lei admite a prioridade a vagas em creches diretamente administradas pelo município ou àquelas conveniadas
Mães adolescentes terão prioridade em matricular filhos nos CMEIs de Goiânia
07/05/2021, às 19:40 · Por Redação
Tramita na Câmara Municipal de Goiânia, o projeto de Lei que garante prioridade às vagas em instituições públicas de educação infantil do município para crianças cujas mães sejam adolescentes com idade até 18 anos.
A matéria já passou por uma, das duas votações em plenário e retorna para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para análise de mais duas emendas, da própria autora, a vereadora Aava Santiago (PSDB).
A lei admite a prioridade a vagas em creches diretamente administradas pelo município ou àquelas conveniadas de famílias monoparentais ou que comprovem que todos os responsáveis pela criança estejam trabalhando, ou que os responsáveis sejam portadores de necessidades especiais.
“As mães adolescentes tendem a deixar a escola por causa do filho, seja porque a escola não aceita, ou por não ter com quem deixar o filho”, justifica a vereadora Aava Santiago.
Na justificativa o projeto quer diminuir as dificuldades de abdicar à vida escolar, visando o desenvolvimento educacional e profissional da mãe. De acordo com a Aava Santiago, as mães de famílias monoparentais não têm familiares ou recursos suficientes para deixar os filhos aos cuidados de terceiros, agravando a situação de desemprego dessas mulheres.
Aava Santiago Educação Prefeitura de Goiânia