Matérias
Divulgação
Marconi vota em pleito realizado no ano passado: multa e vida anônima em São Paulo, após derrota nas urnas
TSE confirma que Marconi Perillo terá que pagar multa por propaganda eleitoral irregular
09/05/2019, às 00:05 · Por Diene Batista
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a condenação do ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) por propaganda irregular na eleição realizada em 2018, quando tentou retornar ao Senado. O tucano terá de pagar multa de R$ 5 mil pela prática de propaganda eleitoral com efeito de outdoor.
O Plenário referendou decisão monocrática do relator, ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, que havia negado seguimento a recurso do ex-governador contra acórdão do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) que o condenou por propaganda irregular.
A representação contra Marconi foi proposta pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), então candidato ao Governo de Goiás pela Coligação 'A Mudança é Agora'. Ele argumentou que o outdoor teria ultrapassado o limite máximo de 4 m² fixado pela legislação eleitoral.
Em recurso, a defesa de Marconi Perillo argumentou que não ficou comprovado que o ex-governador tinha conhecimento prévio da propaganda tida como irregular. Além disso, a suposta conduta ilícita não influenciou o equilíbrio da disputa eleitoral.
Marconi terminou a disputa ao Senado em 5º lugar, com apenas 7,5% dos votos válidos. Hoje, leva uma vida “anônima” em São Paulo, como analisou o Poder Goiás aqui.
Marconi Perillo PSDB Eleições 2018 TSE TRE-GO