Matérias
Foto: Divulgação
O prédio conta com uma unidade da Atende Fácil, posto da Guarda Civil, galeria de artes e um Centro de Atendimento ao Turista. O local será transformado em um centro de convivência
Revitalização da Estação Ferroviária eleva autoestima do goianiense
11/05/2019, às 00:03 · Por Diene Batista
Revitalizada, a Estação Ferroviária de Goiânia, foi entregue à população pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), sob forte comoção de muitos goianienses contemporâneos ao icônico prédio que ligava, com trios, a capital às cidades históricas.
Regido pela Orquestra Sinfônica, a solenidade foi prestigiada por políticos e autoridades dos mais diferentes partidos. O prédio histórico foi restaurado pelo Iphan, em parceria com a Prefeitura de Goiânia.
"A conclusão desta obra reforça o compromisso da gestão municipal em preservar o patrimônio histórico goianiense e valorizar a nossa cultura. Mas não só preservar: estamos trazendo vida, movimento e uso para a região. A reinauguração da Estação Ferroviária é um verdadeiro presente para Goiânia", disse o prefeito.
Com a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM) e de autoridades religiosas a obra uniu duas das maiores instituições de ensino do Estado na reconstrução das instalações com o Museu do Frei Confaloni, coleção doada pela PUC e museólogos da UFG que realizaram minuciosa pesquisa histórica de Goiânia ao levantar fotografias para manter o mais próximo possível do conceito original da obra, em um impecável cuidado estético e histórico.
A obra, que resgata a memória afetiva, preserva também o sentimento de uma cidade que zela de sua história e cuida de seu acervo Art Déco – a maior do país – e eleva a autoestima do goianiense. “Uma maravilha! Resgatou o que estava perdido porque os outros prefeitos não se preocuparam. A minha infância eu passei aqui”, relata Luci Aparecida, filha de Ferroviário.
"Fico emocionado. É uma satisfação muito grande ver o lugar que trabalhei muitos anos, transformado assim. Certamente será a última reforma que verei, mas fica pros meus filhos e netos", comemora o Ferroviário aposentado Edson Lopes.
Presentes, os secretários de Cultura do Estado, Edval Lourenço, e prefeitura, Kleber Adorno, se comprometeram em recuperar o vasto acervo cultural Art Decó da cidade. Adorno insere a obra como “legítima representação da Art Decó. Um elemento para a integração de Goiânia com o restante do país e do Estado”, afirma.
Obra
A execução foi realizada com recursos do PAC Cidades Históricas, programa do Governo Federal, e conduzida pelo Iphan, em parceria com a Prefeitura de Goiânia. "A própria política de ocupação já vai cuidar da manutenção, toda a estrutura da estação foi restaurada. Então, nós vamos ter um cuidado especial com esse espaço”, explica Adorno.
Foram investidos entorno de R$ 7 milhões pelo PAC, na restauração, depois no processo de ocupação pequenos adicionais por parte da prefeitura.
O prédio conta com uma unidade da Atende Fácil, posto da Guarda Civil, galeria de artes e um Centro de Atendimento ao Turista. O local será transformado em um centro de convivência.