Matérias
Divulgação
Criada em 1947, no dia 24 de maio, 74 anos depois, o governo federal publicou no Diário Oficial da União, parecer do Conselho Nacional da Educação (CNE) confirmando alteração do status da instituição de ensino
Universidade Evangélica é criada em Anápolis com presença de ministro
31/05/2021, às 14:30 · Por Redação
Nesta segunda, 31, a partir das 18H30, em cerimônia transmitida ao vivo pelo YouTube da Instituição, a UniEvangélica se tornará a Universidade Evangélica de Goiás.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, estará presencialmente na Universidade para assinar a portaria ministerial, além do governador Ronaldo Caiado (DEM) e do prefeito Roberto Naves.
Considerada o último ato para que a. A Associação Educativa Evangélica, sua mantenedora, criada por Antônio de Oliveira Brasil, Archibald Tipple, Arthur Wesley Archibald, Dayse Fanstone, James Fanstone, Newton Wiederhecker, Nicola Aversari, Severino Araújo e William Benister Forsyth, missionários e líderes evangélicos, tenha a mudança de status.
Criada em 1947 como Associação Educativa Evangélica, em 24 de maio de 2021, 74 anos depois, o governo federal publicou no Diário Oficial da União um parecer do Conselho Nacional da Educação (CNE) que confirmou a alteração do status da instituição de ensino.
“É um sonho dos nossos fundadores, que há 74 anos sonharam que o Colégio Couto Magalhães pudesse se transformar em universidade. É como eu costumo dizer, nós devemos essa conquista a eles, que fundaram as bases para o desenvolvimento institucional. É uma mudança significativa na vida da instituição, aumenta a nossa responsabilidade em relação à qualidade do ensino, pesquisa e extensão e agrega a geração de conhecimento, ampliando as pesquisas realizadas”, diz o reitor Carlos Hassel Mendes.
Marco Histórico
Destaca-se, desde os anos 1970 já constava nos documentos da fundação “Universidade Evangélica de Anápolis” e, nesta segunda, será oficializada como Universidade Evangélica de Goiás. Mas a história começa antes. Confira:
1947 – Fundação
A Associação Educativa Evangélica foi fundada por um grupo de cristãos para manter escolas rurais e urbanas em todos os níveis. Aqui ocorre a primeira menção de criação de uma universidade, no futuro.
1961 – Faculdade de Filosofia
Em 1961 foi inaugurada a Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão.
1993 – Faculdades Integradas
A Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão, a Faculdade de Direito de Anápolis, a Faculdade de Odontologia João Prudente e a Faculdade de Filosofia do Vale de São Patrício, situada em Ceres/GO, funcionavam isoladamente e em 1993 passaram a ser chamadas de Faculdades Integradas.
2004 – Credenciamento
O credenciamento como Centro Universitário foi obtido junto ao Ministério da Educação em 2004 e oficializado através da Portaria Ministerial número 628 publicada no Diário Oficial da União.
2012 – Recredenciamento
2021 - Assinatura da portaria ministerial que oficializa a transformação do Centro Universitário de Anápolis em Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica).
Universidade Evangélica de Goiás Milton Ribeiro Ronaldo Caiado Roberto Naves