Matérias
Divulgação
A capital ficou com 15.540 doses da Janssen e será o primeiro município goiano a aplicar esta vacina
Goiânia vacina pessoas a partir de 49 anos com a Janssen
25/06/2021, às 08:23 · Por Redação
Depois de apagão nos maiores municípios goianos, que tiveram de interromper a aplicação da primeira dose, a vacinação contra a Covid-19 tem novidades nesta sexta-feira, 24.
Goiânia começa a utilizar o fármaco da Janssen, único de dose única no País e diminuiu a faixa etária para os 49 anos incluindo todos os grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI).
A aplicação da primeira dose estava paralisada nas grandes cidades porque os estoques haviam se esgotado.
Nesta quinta, 24, chegaram 150 mil doses: 50,1 mil da Janssen e 100 mil da Coronavac. Estavam previstas para a madrugada desta sexta mais 74,8 mil doses da Pfizer.
Com as 235 mil da AstraZeneca que chegaram no último domingo, serão 459,9 mil. A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia buscou, na Central da Rede de Frio, ainda na quinta, parte das doses a que tinha direito.
A capital ficou com 15.540 doses da Janssen e será o primeiro município goiano a aplicar esta vacina.
Ao contrário do que ocorreu em remessas anteriores, a SES-GO decidiu reter os lotes que chegaram na Central da Rede de Frio.
A pasta preferiu aguardar as vacinas da Pfizer, previstas antes de iniciar a distribuição.
A SES-GO alega que a medida foi tomada para aproveitar melhor a logística disponível. A SES-GO centraliza todas as remessas que chegam na Central da Rede de Frio, no Bairro Santo Antônio, em Goiânia.
De lá, os imunizantes seguem para as 18 regionais. O transporte é feito, majoritariamente, por caminhões refrigerados. As exceções são os carregamentos para as unidades de Posse e Campos Belos, mais afastadas da capital. As 18 regionais são responsáveis pela entrega para cada um dos 246 municípios goianos.
Goiânia Vacinação Covid-19