Matérias
Divulgação
Nas últimas 24 horas, Goiânia registrou 106 novos casos de Covid-19 e mais 31 mortes pela doença
Em meio às flexibilizações, Goiânia atinge 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19
26/06/2021, às 12:13 · Por Eduardo Horacio
Boletim divulgado pela Prefeitura de Goiânia mostra que 100% dos leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 na Capital estão ocupados. A atualização no final da tarde de sexta-feira, 25, apontou esgotamento dos 283 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilizados pelo município para atendimento a pacientes com a doença.
O rápido crescimento da ocupação de leitos de UTI em Goiânia contrasta com o último decreto publicado pela Prefeitura na terça-feira, 22, ampliando as flexibilizações das medidas de restrições impostas no âmbito da pandemia. Bares e restaurantes passaram a funcionar sem o limite de 30% de ocupação e escolas podem receber até 50% dos alunos (antes o porcentual era de 30%).
Rápido crescimento
Após o enfraquecimento da segunda onda da Covid-19 em Goiânia, em abril, aos poucos a taxa de ocupação de leitos de UTI foi diminuindo, até chegar a um patamar em torno de 50%. Porém, em junho os números voltaram a subir e no início da semana mais de 90% dos leitos já estavam comprometidos.
A ocupação de todos os leitos em Goiânia repete o cenário de março, quando houve colapso de leitos e pacientes chegaram a aguardar por dias o surgimento de vagas para internação. A Prefeitura de Goiânia chegou a instalar mais de 300 leitos de UTI para tratamento da Covid-19, número insuficiente.
Para piorar o cenário em Goiânia, praticamente não há mais medidas de restrições e a circulação de pessoas está praticamente normalizada. Além disso, a Capital foi a primeira no País a detectar a transmissão comunitária da variante Delta, detectada primeiro na Índia – a cepa tem maior potencial de transmissão e agravamento da doença.
Números
Nas últimas 24 horas, Goiânia registrou 106 novos casos de Covid-19 e mais 31 mortes pela doença. No total, já foram registrados 169.709 casos e 5.340 óbitos provocados pela doença na Capital.
Prefeitura de Goiânia Coronavírus