Matérias
Fábio Lima/O Popular
As poucas rotas que existem estão abandonadas e carecem de reparos na capital
Paço deixa verba viabilizada por Iris parada enquanto ciclovias deterioram em Goiânia
30/06/2021, às 18:27 · Por Redação
Na contramão do mundo, a Prefeitura de Goiânia não só deixou de investir em rotas de ciclovias como está deixando as que existem abandonadas, mesmo com verba liberada junto à Caixa Econômica Federal há seis meses para implantação, revitalização e reconstrução de ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas na capital. A informação é do jornal O Popular.
São R$ 238.856 de repasse federal, em que o Paço deve viabilizar ainda uma contrapartida de apenas R$ 2.394 para projetos na área. O contrato foi publicado no final de dezembro, ainda na gestão Iris Rezende (MDB), e os recursos já estão empenhados, mas não foram utilizados pela administração de Rogério Cruz (Republicanos).
Na justificativa do acordo entre União, a partir do Ministério do Desenvolvimento Regional, e Prefeitura é colocado como problema a ser resolvido a “ausência, e/ou degradação de rotas ciclísticas, ciclovias e ciclofaixas exclusivas para bicicletas no município de Goiânia”.
O resultado esperado é a “entrega de rotas cicláveis para uso da população em geral e melhoria da mobilidade urbana e qualidade de vida dos cidadãos goianienses”. Mas não há qualquer projeto específico ligado à verba, ou seja, não existe destinação específica dentre as vias da cidade ou o que será feito com os recursos.
No entanto, trechos como as ciclofaixas ao redor dos parques Areião e Vaca Brava estão apagadas em diversos locais. Na Avenida T-5, que margeia o parque Vaca Brava, no Setor Bueno, em razão do projeto de reconstrução asfáltica da capital, já não é possível ver qualquer trecho da ciclofaixa, assim como na T-3.
O mesmo ocorre em toda a Rua 90, já que a ciclorrota do local foi destruída durante as obras para o corredor BRT Norte-Sul e até agora não foi refeita. Em razão da mesma obra, trechos cicloviários do Setor Central também foram apagados.
Ciclovias Rogério Cruz Prefeitura de Goiânia