P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 02/04/25
Matérias
Divulgação

A primeira etapa está prevista para 12 de setembro deste ano

DPE-GO abre concurso com salário de R$27 mil

05/07/2021, às 09:10 · Por Redação

Estão abertas as inscrições até ás 14 horas do dia 6 de agosto, para a carreira de Defensor Público do Estado de Goiás. Serão preenchidas 48 vagas. As inscrições, ao custo de 255 reais, serão realizadas exclusivamente pela internet - www.concursosfcc.com.br. O concurso é comemorado pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE) que tem atuado no sentido de ampliar seu quadro correspondente hoje a 1,2% dos Defensores Públicos brasileiros e atende somente a cinco das 127 comarcas de Goiás.

É o que diz a Pesquisa Nacional da Defensoria Pública, divulgada em maio deste ano. As 48 vagas ofertadas no concurso – uma a mais depois que o edital foi divulgado –, e aquelas reservadas ao cadastro de reserva, são destinadas em sua maioria à ampla concorrência. Outras nove são reservadas a candidatos negros, uma a indígenas, uma a quilombolas e duas a portadores de deficiência. O certamente terá quatro fases, entre eliminatórias e classificatórias: prova escrita objetiva, prova discursiva, prova oral e, por fim, avaliação de títulos. A primeira etapa está prevista para 12 de setembro deste ano. Atualmente, o subsídio inicial do cargo de Defensor Público em Goiás é de R$ 27.174,27.

Realizada conjuntamente pelo Conselho Nacional dos Corregedores Gerais (CNCG), pelo Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege) e pela Defensoria Pública da União (DPU) ao lado das Defensorias Públicas Estaduais, a Pesquisa Nacional da Defensoria Pública revela o cenário da assistência jurídica estatal gratuita no Brasil. Estão em Goiás apenas 83 dos 6. 861 Defensores Públicos do país. Embora a série histórica revele um crescimento de 361,1% desde 2014, quando apenas 18 membros atuavam no Estado, o número é considerado pequeno diante da alta demanda. Atualmente há apenas um defensor público para 75.491 habitantes que formam o público-alvo da DPE em Goiás, ou seja, pessoas com renda de até três salários mínimos.

Defensor público-geral do Estado, Domilson Rabelo da Silva Júnior explica que o plano de expansão da DPE atende ao que determina a Constituição Federal, ou seja, ampliação da assistência jurídica gratuita em cidades com maior adensamento populacional e vulnerabilidade social. “A perspectiva é que a gente consiga instalar unidades no Entorno Sul do Distrito Federal, onde estão municípios como Luziânia, Águas Lindas, Valparaíso, Cidade Ocidental e Santo Antônio do Descoberto.” O defensor público-geral ressalta que assistência jurídica integral e gratuita, assim como educação, saúde e moradia, é uma política pública. “Está na Constituição Federal: ‘Quem não puder pagar um advogado, tem direito a um defensor público’.” Mas ele vê desequilíbrio nesse cenário. “Se por um lado tem um órgão acusador, que é o Ministério Público, do outro tem a defesa, que somos nós, entretanto somos bastante inferiores em termos numéricos, de estrutura e de orçamento.” Domilson Rabelo lembra que a assistência em um processo judicial é a parte menos volumosa do trabalho de um defensor. “Atuamos muito em soluções extrajudiciais de conflitos, às vezes somente em esclarecimentos, num ato de educação em direito. Não ficamos em gabinetes.”


DPE-GO Concurso Defensor Público