Matérias
Carlos Siqueira / Secom UFG
Reitoria da UFG, no Campus Samambaia: instituição, atingida pelos cortes, quer mobilizar sociedade contra a retirada de verbas
UFG, IFG e IF Goiano: Audiência pública debate impacto dos cortes do governo Bolsonaro
27/05/2019, às 00:01 · Por Eduardo Horacio
Reitores da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e do Instituto Federal de Goiás (IFG) participam nesta terça-feira, 28, de audiência pública sobre o impacto do corte orçamentário nestas instituições do ensino, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O evento é organizado pela Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, comandada pelo deputado estadual Antônio Gomide, e ocorre a partir das 9 horas, no Auditório Costa Lima.
Na última semana, os gestores da UFG, do IFG e do IF Goiano se reuniram com a bancada federal goiana para apresentar os trabalhos das instituições no campo do ensino, da pesquisa e da extensão. O reitor da Federal de Goiás, Edward Madureira, ressaltou que a ideia é “mobilizar todos os atores possíveis, com poder de fogo e convencimento, que dialogam com a população”.
Com os cortes impostos pelo Ministério da Educação (MEC), as instituições de ensino fazem as contas e estimam que não devem conseguir terminar o ano letivo. No dia 13 de maio, Assembleia Universitária, na UFG, reuniu mais de 5 mil pessoas. Já o ato convocado para 15 de maio mobilizou milhares de pessoas pelas ruas de Goiânia.
UFG MEC IFG IF Goiano Alego