Poder Goiás
Goiânia, 03/04/25
Matérias
Divulgação

Aumento terá duração de 5 anos e será para custear troca de 180 mil pontos luminosos da capital

Rogério Cruz quer cobrar 3 vezes mais caro por taxa de iluminação em Goiânia

12/08/2021, às 10:21 · Por Redação

Reportagem do jornal O Popular desta quinta-feira, 12, mostra que a taxa de iluminação pública em Goiânia vai subir de 30% para quem mora em bairros com baixa densidade  e até quase três vezes mais  para as famílias que moram em bairros mais adensados.

 Durante audiência pública para tratar do edital que visa a contratar empresas para modernizar os 179 mil pontos luminosos da capital e ampliá-los, representantes da Prefeitura afirmaram que, a partir do momento em que o serviço começar e por um prazo de 5 anos, o contribuinte irá pagar uma taxa mensal que varia de 4 reais a 37 reais dependendo da região em que mora.

A intenção é que os espaços públicos sejam iluminados por lâmpadas de LED (da sigla em inglês de Light Emitting Diode), com sistema informatizado de regulação que vai permitir uma manutenção mais eficiente e, no futuro, mais econômica.

A taxa – que leva o nome de Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) – não tem um valor fixo e varia de acordo com o consumo de energia calculado nos pontos luminosos pela Enel.

As pautas bombas no colo do povo não para. É Licitação para uma empresa aplicar as doses das vacinas para Covid-19 no valor de R$ 47,38 milhões ou R$ 47, 38 por dose; taxa do lixo; tarifa única que irá onerar os pobres da periferia e agora taxa de iluminação maior. 


Taxa de Iluminação