Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

Para explicar os avanços, gestores se dividem entre os que citam baixa procura por doses e aqueles que consideram a cobertura suficiente

16 municípios de Goiás já vacinam pessoas com 18 anos contra a Covid-19

13/08/2021, às 09:38 · Por Redação

Reportagem do jornal O Popular aponta que entre as 16 cidades de Goiás que já estão vacinando pessoas com idade a partir de 18 anos contra a Covid-19, seis têm cobertura vacinal abaixo da média estadual. Com populações que variam entre 2 mil a 172 mil habitantes, os municípios estão em diferentes momentos quando observada a proporção de imunizados, o que reforça a disparidade da vacinação em território goiano.

Para explicar os avanços, gestores se dividem entre os que citam baixa procura por doses e aqueles que consideram a cobertura suficiente para ter atingido a etapa.

O avanço foi anunciado por 15 das cidades durante esta semana. Muito antes disso, a primeira a atingir os 18 anos foi Abadiânia, em 20 de julho. Na cidade, porém, a celeridade em alcançar os mais jovens não é um indicativo positivo, reconhece a secretária de saúde Joyce Mirelly de Assunção.

A gestora diz que a adesão entre adultos menores de 60 anos foi baixa. Com estoque, nesta quinta, de mais de mil doses para aplicação de primeira dose, a gestora conta que só 58 pessoas procuraram pela vacina.

Os jovens com 18 anos representam a última fase do Plano Nacional de Imunização (PNI) antes da ampliação para adolescentes de 12 a 17 anos. Até a noite desta quinta-feira (12), a vacinação alcançou esse estágio nas cidades de Abadiânia, Araçu, Cachoeira Alta, Caçu, Caiapônia, Firminópolis, Flores de Goiás, Guarani, Iaciara, Itarumã, Jesúpolis, Morro Agudo, Petrolina, São João D’Aliança, Turvelândia e Valparaíso.

Na atualização disponível no portal da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) nesta quinta, a média da cobertura vacinal do Estado estava em 61% entre maiores de 15 anos. Com essa margem, cem cidades consultadas pela reportagem mantêm as campanhas entre adultos maiores de 27 anos. Bem à frente na faixa etária, Flores de Goiás alcançou apenas 45% da população com a primeira dose entre maiores de 15 anos.

A baixa procura foi citada por outros três municípios que alcançaram jovens de 18 anos em suas campanhas de vacinação. Flores de Goiás, que lidera com a cobertura mais baixa, ainda não vacinou 51,2% dos adultos com idades entre 40 e 49 anos, número ainda mais preocupante entre aqueles de 30 a 39 anos: 63% ainda não receberam a primeira dose.


Vacina Coronavírus