P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 02/04/25
Matérias
Divulgação

O governo federal chegou a divulgar que a entrega ocorreria ainda este ano, mas a obra atrasou

Atrasado, trecho da Ferrovia Norte-Sul em Goiás pode protagonizar batalha entre Lula e Bolsonaro

20/08/2021, às 17:43 · Por Redação

Um dos símbolos da gestão PT (2003-2016) a Ferrovia Norte-Sul pode virar uma batalha eleitoral que se desenha entre Lula e Jair Bolsonaro para 2022.

Com mais de 30 anos sendo construída, foi nos governos de Lula e Dilma que a obra mais andou e a conclusão de um dos trechos entre Rio Verde e Anápolis ficou para Julho de 2022. 

A concessionária Rumo informou ao jornal O Popular que estão prontos mais de 1,2 mil quilômetros de trilhos e faltam obras pontuais como passagens inferiores e um viaduto ferroviário neste trecho. A parte goiana foi arrematada por meio de leilão, em 2019, 1.537 quilômetros entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oestre (SP). O governo federal chegou a divulgar que a entrega ocorreria ainda este ano, mas a obra atrasou. 

Pelo contrato de subsconcessão, que estabelece os investimentos obrigatórios da concessionária, de todas as intervenções a que possui o maior prazo de execução tem data limite de conclusão até 31 de julho de 2022, mas novos atrasos pode jogar o assunto para o quente ambiente eleitoral do ano que vêm. 

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), de Santa Helena (GO) para Estrela D’Oeste (SP) cerca de 400 quilômetros estão liberados para tráfego, mas em regime de comissionamento, com o tráfego ferroviário de carga autorizado com restrições.