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Um dos poucos relatórios completos disponíveis para análise do Fortiori esclarecem que a base de dados é relativa a 2018
Campanha de Pedro Paulo não diz que Fortiori faz pesquisas para ele
16/09/2021, às 17:00 · Por Redação
A campanha do pré-candidato Pedro Paulo de Medeiros
contratou e divulgou nesta quinta-feira, 16, uma pesquisa do instituto Fortiori
em que o ex-conselheiro federal aparece na liderança da disputa pela OAB-GO. A
campanha de Pedro Paulo, no entanto, esconde que o Fortiori é contratado de sua
campanha, o que provoca o debate sobre um erro metológico do Fortiori.
Além do Serpes, que não trabalha para nenhuma das campanhas,
Diagnóstico, Idep Brasil, Santa Dica, GMais Work e DSI apontam a liderança de
Rafael Lara, independente de quem os contrata. A hipótese é que o Fortiori é
induzido a erro, já que a advocacia jovem está sub-representada (com dimensão
menor do que a real).
Hoje, os advogados com até cinco anos de inscrição
representam 40% da categoria e Rafael Lara cresce exponencialmente à medida que
a data de inscrição se aproxima da data atual. De 2018 para cá, ingressaram na
OAB-GO no mínimo 10 mil jovens advogados, impactados pela ação da Escola
Superior da Advocacia (ESA-GO). Estes, em sua maioria, não conhecem Pedro
Paulo, visto que o líder da Nova Ordem submergiu depois da derrota de 2018, deu
seguidas declarações de que estava fora da disputa e só se colocou efetivamente
em meados de 2021.
Um dos poucos relatórios completos disponíveis para análise
do Fortiori esclarecem que a base de dados é relativa a 2018. Todos os jovens
advogados dos últimos três anos estão de fora do cadastro. Esse cadastro também
incorpora os inadimplentes, que não votam, e são, em outras pesquisas
divulgadas, um público majoritariamente simpático a Pedro Paulo.
Em todas as demais pesquisas divulgadas, Rafael Lara se dá
muito melhor entre os jovens, com destaque para as mulheres, com atuação em
Goiânia. Este é o universo que mais cresceu na advocacia nos últimos anos com a
explosão dos cursos de Direito. O universo pesquisado precisa considerar esta
proporção.
Os prints divulgados por Pedro Paulo nas redes sociais
omitem a data de realização da pesquisa, números de
entrevistados e margem de erro. Nos prints, a campanha deixa escapar a suposta origem
da pesquisa: um grupo de WhatsApp denominado “Coordenações Nova Ordem”.
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