Matérias
Divulgação
Jorge Kajuru prometeu em campanha abrir mão do recurso
Kajuru é o único senador goiano a abrir mão da cota parlamentar
21/09/2021, às 20:20 · Por Redação
Dos 81 senadores, quatro não utilizaram recursos da cota parlamentar desde que assumiram o mandato e o único goiano entre eles é Jorge Kajuru (Podemos-GO).
Ele integra a lista junto de José Reguffe (Podemos-DF), Leila Barros (Cidadania-DF), a Leila do Vôlei, e José Aníbal (PSDB-SP).
O último assumiu a cadeira no Senado em agosto deste ano, depois que José Serra (PSDB-SP) pediu licença para tratamento de saúde.
Os dados foram mostrados pelo jornal O POPULAR.
Jorge Kajuru, Leila Barros e José Reguffe lembram que prometeram em campanha abrir mão do recurso.
“É um desrespeito com o dinheiro público, tem coisas revoltantes na cota parlamentar e eu vivo muito bem sem ela”, diz Kajuru.
O senador diz que a maioria dos serviços bancados com a verba são dispensáveis para o exercício do mandato.
Ele afirma que conta com as redes sociais para divulgar seu trabalho e praticamente não faz viagens às suas bases eleitorais.
“Eu só fiz uma viagem a Rio Verde para inaugurar o Centro Diabético, mas paguei a minha despesa. Não sou de ir às cidades mostrar as verbas que enviei, faço minha divulgação nas redes”, justifica.
A Cota para Exercício da Atividade Parlamentar dos Senadores (Ceaps), como é seu nome formal, é um tipo de verba indenizatória a que os legisladores têm direito para bancar despesas com aluguel de imóveis para escritório político, aquisição de material de consumo, locomoção. hospedagem. alimentação e combustíveis, contratação de serviços de apoio ao parlamentar, divulgação da atividade parlamentar, passagens aéreas, aquáticas e terrestres nacionais e serviços de segurança privada.
Jorge Kajuru Senado Federal