Matérias
Divulgação
Marlon Teixeira (Cidadania) propôs no final de agosto a criação do programa Passaporte de Vacinação Municipal (PVM)
Goiânia desenvolve passaporte de vacinação contra Covid-19
22/09/2021, às 08:13 · Por Redação
O Paço ainda não definiu como o certificado digital para comprovação da vacinação contra a Covid-19 será utilizado nem a partir de que data estará pronto.
Nos bastidores confirma que ele será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sectec).
Na capital, a discussão ainda está restrita à Câmara Municipal em que alguns vereadores que são contra a possibilidade de o documento ser compulsório realizaram uma audiência pública na Casa.
Na prática, o desenvolvimento do cartão não significa que Goiânia passará a exigir um passaporte da vacinação para a entrada em determinados locais, como tem sido feito em outros locais do País há algum tempo, ainda que ele facilite a adoção da medida.
De acordo com parlamentares como Kleybe Morais (MDB), a obrigatoriedade fere o direito dos cidadãos de ir e vir.
A intenção é confrontar a proposta do vereador Marlon Teixeira (Cidadania), que conta com o apoio de outros legisladores e que propôs no final de agosto a criação do programa Passaporte de Vacinação Municipal (PVM).
Ele seria cobrado, inicialmente, em eventos, como, por exemplo, os esportivos. A possibilidade também está em discussão pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia.
Mais detalhes sobre a proposta ainda não foram divulgados. Contramão Enquanto isso, no restante do Brasil diversas capitais já adotaram a obrigatoriedade do passaporte da vacinação em determinadas ocasiões.
Em São Paulo, ele é obrigatório em qualquer evento com mais de 500 pessoas. Já os bares e restaurantes podem decidir se irão ou não cobrar o documento.
No Rio de Janeiro, o passaporte é necessário para locais como cinemas, teatros, salas de concerto e estádios. Em bares, restaurantes e nas praias, ele não será cobrado.
Em Florianópolis, a apresentação do comprovante de vacinação é obrigatória em bares, hotéis, eventos e em outras atividades com grande concentração de público A exigência já foi adotada em outros países como os Estados Unidos, França e Israel.
Prefeitura de Goiânia Passaporte Vacinação Saúde