Poder Goiás
Goiânia, 03/04/25
Matérias
Foto: Enio Medeiros

Além dos atrasados em relação à 2ª dose, ainda há o desafio de aumentar o alcance da 1ª dose

Em Goiás, 776 mil pessoas estão com 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em atraso

26/10/2021, às 14:02 · Por Eduardo Horacio

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) revela números preocupantes sobre o andamento da vacinação contra a Covid-19 no Estado. Até o momento, 776.712 pessoas não tomaram a 2ª dose na data correta estipulada no cartão para completar o ciclo vacinal contra a doença.

São 5 milhões de goianos vacinados com a 1ª dose de uma das vacinas contra a Covid-19. Desses, 3,1 milhões também já tomaram a 2ª dose e, portanto, estão com o esquema vacinal completo. Mais de 1,1 milhão de pessoas ainda aguardam o prazo estipulado para tomar a dose complementar em Goiás.

Em todo o País, cerca de 20 milhões de pessoas estão com a 2ª dose em atraso. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), caso não houvesse descumprimento da recomendação, o Brasil teria mais de 80% do público-alvo completamente vacinado.

Negacionistas
Além dos atrasados em relação à 2ª dose, ainda há o desafio de aumentar o alcance da 1ª. De acordo com a superintendente estadual de Vigilância Sanitária, Flúvia Amorim, em avaliação conjunta com secretários municipais, os relatos são de que os municípios já fizeram o possível para alcançar essa população que se recusa a tomar a vacina.

Para Flúvia, o Estado deve enfrentar nos próximos meses o que tem ocorrido em todo o mundo. “A grande maioria dos hospitalizados e dos óbitos está acontecendo em pessoas não imunizadas. Infelizmente, é isso que a gente irá ver de agora para frente”, explica a superintendente.


Vacina Vacinação Covid-19 Saúde Flúvia Amorim