Matérias
Divulgação
Segundo o jornal O Popular, um dos elevados será entre as Avenidas 85, Mutirão e Ricardo Paranhos
Sem valorizar modais sustentáveis, Prefeitura de Goiânia quer novo viaduto na Avenida 85
01/11/2021, às 11:53 · Por Redação
Sem investimento em modais sustentáveis como ciclovias, ciclorrotas e novos corredores (o BRT é um projeto do ex-prefeito Paulo Garcia), a Prefeitura de Goiânia quer construir 33 grandes obras, sendo 26 pontes e sete viadutos, para minimizar gargalos de trânsito e de acesso da capital.
A medida, no entanto, é criticada por especialistas em mobilidade, pois só aumenta a demanda por carros. Em todas as cidades modernas do mundo há opção em investimentos em transporte público, espaços para meios não fósseis e o desestímulo ao veículo automotor.
Segundo o jornal O Popular, um dos elevados será entre as Avenidas 85, Mutirão e Ricardo Paranhos. Secretária de Relações Institucionais (SRI), Valéria Pettersen diz que os estudos feitos pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) apontam este e outros cruzamentos como críticos.
“É assim que vamos resolver o problema do trânsito em Goiânia? Não é! Isso só vai acontecer a longo prazo, com investimentos no transporte público e mudança da cultura do carro em Goiânia. Como a gente não tem como fazer isso do dia para a noite, faremos estas intervenções para minimizar o caos que é nestes endereços nos horários de pico, enquanto as outras ações são implementadas.”
Goiânia Prefeitura de Goiânia