Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

Iris morreu após ficar internado três meses se recuperando de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH)

Senado aprova voto de pesar pela morte do ex-senador Iris Rezende

10/11/2021, às 12:39 · Por Redação

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 9, voto de pesar pela morte do ex-governador de Goiás, ex-prefeito de Goiânia e ex-senador, Iris Machado. O corpo do político foi sepultado esta noite no cemitério Santana, em Goiânia.

O emedebista morreu nesta madrugada. Ele estava internado havia mais de três meses se recuperando de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH).

O requerimento para homenagem de pesar partiu do senador Vanderlan Cardoso (PSD). “Vivemos dias muito tristes no Estado de Goiás. Nós goianos ainda nem nos refizemos da perda da cantora, instrumentista e compositora Marília Mendonça e tivermos mais uma grande perda. O ex-ministro, ex-governador e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende Machado nos deixou na madrugada desta terça, 09 de novembro”, justificou no documento.

“Iris Rezende nasceu em Cristianópolis, Goiás, em 1933. Mudou-se para Goiânia no final da década de 1940, cidade onde realizou seus estudos. Formou-se em Direito e ingressou na política com 22 anos por meio de grêmios estudantis. Ocupou as funções de vereador, deputado estadual, prefeito, senador e governador foi ministro de Agricultura no governo de José Sarney (1986-1990) e da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso (1997-1998). Lutou pela redemocratização do país sendo um dos líderes do Movimento Diretas Já. Foi, sem dúvida, o prefeito mais querido de Goiânia e deixa uma rica e extensa trajetória escrita nos livros de história e nas nossas mentes e corações. Presto aqui minhas homenagens e esse grande líder!”, complementou.


Iris Rezende Senado Federal