P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 01/04/25
Matérias
Foto: Claudivino Antunes

Em Goiás, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) aponta que 294.180 pessoas tomaram a terceira dose da vacina contra a Covid-19

Goianos terão acesso à 3ª dose da vacina contra Covid cinco meses após 2ª dose; Janssen após dois meses

16/11/2021, às 16:59 · Por Eduardo Horacio

Toda a população goiana adulta, de 18 a 59 anos, poderá tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 após cinco meses da aplicação da segunda dose. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 16, pelo Ministério da Saúde (MS) com abrangência nacional. Até então, apenas idosos, profissionais de saúde e pessoas imunossuprimidas tinham acesso à dose de reforço contra a doença.

O intervalo de seis meses entre a 1ª e a 2ª dose para os três grupos prioritários já havia caído para 8 semanas (dois meses) para todo o público-alvo. Já a vacina da Janssen, até então imunizante de dose única, tem intervalo estipulado de dois meses para receber a dose de reforço.

A dose de reforço (no caso, terceira dose) em todos os casos será, preferencialmente, da Pfizer. Se não houver disponibilidade, serão administrados os imunizantes da Janssen ou da AstraZeneca. Estudos preliminares da Universidade de Oxford, encomendados pelo MS, mostram que a utilização cruzada de vacinas de laboratórios diferentes aumenta a resposta imunológica.  

De acordo com o Ministério da Saúde, 10.751.598 pessoas já receberam a terceira dose no País. Em Goiás, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 294.180 pessoas tomaram o reforço da vacina contra a Covid-19. 


Vacina Vacinação Covid-19 Dose de Reforço Terceira Dose Saúde