Poder Goiás
Goiânia, 03/04/25
Matérias
Reprodução

Em 2020, uma pesquisa Grupom chegou a ser suspensa porque o juiz considerou haver irregularidades na confecção da pesquisa e estipulou multa diária em caso de descumprimento

OAB-GO: Serpes acerta resultado, enquanto Grupom mostrou vitória de Pedro Paulo na véspera

21/11/2021, às 15:00 · Por Eduardo Horacio

Na véspera da eleição para a presidência da OAB-GO, duas pesquisas foram divulgadas. Uma, pelo Serpes, apontou Rafael Lara à frente de Pedro Paulo Medeiros com uma vantagem de 7 pontos porcentuais, se aproximando do resultado do pleito.

Já uma divulgada pelo Grupom mostrou Pedro Paulo com 39,7% dos votos válidos, contra 33,8% de Rafael Lara, o segundo colocado. O resultado oficial da eleição todo mundo já conhece: com 39,57% dos votos válidos, Rafael Lara venceu. Pedro Paulo teve 34,11% dos válidos.

Eleição municipal
Em 2020, a pesquisa Grupom chegou a ter divulgação suspensa pela Justiça Eleitoral. Na época, juiz Reinaldo Alves Ferreira, da 134ª Zona Eleitoral, suspendeu a divulgação da pesquisa eleitoral realizada pela Grupom Consultoria Empresarial sob encomenda da Coligação Goiânia em um Novo Momento, liderada pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD). Na decisão, o magistrado considerou haver irregularidades na confecção da pesquisa e estipulou multa diária em caso de descumprimento.

Em 2016, também na eleição para a Prefeitura de Goiânia, faltando três dias para o segundo turno da eleição, disputada entre Iris Rezende (MDB) e Vanderlan Cardoso, o Grupom divulgou a última rodada apontando um empate técnico entre os candidatos, mesmo com, dias antes e dias depois, Serpes e Ibope darem números bem diferentes - com vantagem maior a favor de Iris, números que acabaram confirmados nas urnas. 

Segundo o Grupom, as intenções de voto apuradas entre 20 e 23 de outubro apontavam 51,9% para Iris e 48,1% para Vanderlan, nos votos válidos, uma diferença de 3,8 pontos. Nas urnas, a diferença foi de 15,5 pontos porcentuais. Embora, ressalte-se, a pesquisa Grupom tenha sido divulgada de dois a três dias antes do Ibope - e não na véspera, como o instituto nacional fez. 

O resultado nas urnas, três dias depois, foi 57,7% para Iris e 42,3% para Vanderlan. A última pesquisa Ibope antes das eleições apontava números bem semelhantes aos encontrados nas urnas: 57% para Iris e 43% para Vanderlan. 


Eleições OAB OAB-GO OAB-Goiás Serpes Grupom Mario Rodrigues Filho Rafael Lara Pedro Paulo Medeiros PP Medeiros