Matérias
Wides Barbosa
Novo presídio com capacidade para 100 presos
Após fugas, Jaraguá ganha presídio novo, mas importará crimonosos perigosos
27/06/2019, às 00:01 · Por Pedro Lopes
Após um histócio de fugas (cinco apenas em 2018), Jaraguá, Norte do Estado, ganha nesta quinta-feira, 27, um novo presídio com capacidade para 100 presos. O novo presídio foi erguido numa área de seis mil metros quadrados ao pé do Parque Estadual da Serra de Jaraguá. A antiga unidade prisional construída na década de 40 convivia com fugas contantes.
O promotor de Justiça da cidade, Everaldo Sebastião, ao Jornal O Popular que o prédio vai receber presos condenados ou provisórios de alta feculosidade. “Serão 10 detentos que virão de Itaguaru para Jaraguá, isso não terá grande peso para o nosso sistema prisional, mas em compensação serão 15 novos servidores, um número expressivo para nos ajudar no cumprimento da lei de execuções penais” frisou.
Desde o ano passado o Governo de Goiás vem adotando como regra a redução no número de unidades prisionais no Estado, onde os presos de cidades pequenas estão sendo incorporando nas cadeias de municípios polos. A princípio, os detentos de Petrolina seriam incorporados a Jaraguá, mas após um entendimento entre o poder judiciário e o Estado, a preferência passou para Itaguaru, que tinha mais servidores que presos.
Segurança Pública Jaraguá