Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

Dose de reforço está disponível para todas as pessoas com mais de 18 anos, que se vacinaram com a CoronaVac ou os imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca, e completaram o esquema vacinal há pelo menos cinco meses

Saúde em Goiás procura 100 mil idosos com dose de reforço contra Covid em atraso

03/12/2021, às 11:11 · Por Redação

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) estima que por volta de 100 mil pessoas com mais de 60 anos  ainda não tomaram a dose de reforço contra a Covid-19 em Goiás.

A aplicação do reforço em pessoas com mais de 70 anos começou em setembro. Em outubro, ela foi expandida para as pessoas com mais de 60 anos. De acordo com o Painel da Covid-19, da SES-GO, das 361,8 mil pessoas com mais de 65 anos que já tomaram a segunda dose ou a dose única contra a Covid-19, 275,9 mil (76%) receberam o reforço.

A SES-GO acredita que o avanço na aplicação da dose de reforço fará a taxa, que voltou a crescer na metade deste ano devido a queda na proteção dos idosos, diminuir. Dados parciais do mês de novembro apontam uma queda na quantidade de pessoas com 80 anos ou mais que ficaram hospitalizadas em Goiás por conta da Covid-19. A taxa teve uma alta em setembro: saiu de 11,48% em agosto para 17,88% no mês seguinte. A justificativa é a perda de proteção contra a doença naqueles idosos que já haviam completado pelo menos cinco meses da aplicação da segunda dose do imunizante contra a Covid-19.

O número se manteve estável em outubro e a expectativa do poder público é que, quando os dados de novembro estiverem consolidados, ele apresente uma queda, que se mantenha ao longo do mês de dezembro.  Atualmente, em Goiás, a dose de reforço está disponível para todas as pessoas com mais de 18 anos, que se vacinaram com a CoronaVac ou os imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca, e completaram o esquema vacinal há pelo menos cinco meses.

Entretanto, cerca de um milhão de goianos e goianas estão com a aplicação da segunda dose em atraso. Isso faz com que a cobertura vacinal do estado tenha dificuldade em ultrapassar os 60%. Atualmente, de acordo com o Painel da Covid-19, 74,38% da população receberam a primeira dose da vacina e 58,75% a segunda dose ou a dose única.


SES-GO Covid-19 Goiás Idosos