Matérias
Divulgação
Com a nova troca, o Hugo terá a quarta gestora desde que adotou o modelo de administração por OS, em 2012
Ainda sem substituta, Hospital de Urgências de Goiânia troca de OS pela terceira vez
07/12/2021, às 18:18 · Por Redação
O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) será administrado por uma nova Organização Social (OS) a partir do dia 1º de janeiro de 2022.
Esta será a terceira mudança de gestão feita nos quatro anos. A saída do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), administradora da unidade desde dezembro de 2019, se dá um ano antes do que previa o contrato. O Estado e a OS não explicam a retirada e dizem que a decisão teria sido feita em “comum acordo”.
Com a nova troca, o Hugo terá a quarta gestora desde que adotou o modelo de administração por OS, em 2012. A nova gestão será escolhida por processo ainda a ser aberto pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Existem diversos processos administrativos e legais que precisam ser observados e analisados pela Procuradoria-Geral do Estado, não havendo, portanto, no momento, qualquer definição de nova Organização Social para assumir a unidade”, diz a nota.
Sobre os atuais funcionários que atuam pelo INTS no Hugo, a SES diz que, para atender questões trabalhistas, haverá o desligamento dos esmos. A pasta diz, no entanto, que as equipes serão recontratadas pela instituição que assumir a gestão do local. “A SES reitera que zela pela manutenção da boa assistência ao cidadão goiano no Hugo com prestação de um serviço com qualidade e segurança no local”, acrescenta a pasta em nota.
Sobre os receios de impactos negativos para usuários do hospital, a SES diz que a transição está sendo acompanhada por uma comissão “para que o processo seja realizado de forma responsável, tranquila e respeitosa para com os trabalhadores e com a população, sendo conduzido com total transparência para que não ocorram prejuízos financeiros e assistenciais”. No comunicado sobre a saída, o INTS, que recebe R$ 15,5 milhões por mês para administrar o Hugo, não diz o que teria motivado o desligamento. A OS é a mesma gestora do Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos, o Hcamp de Itumbiara, e, a princípio, permanecerá conduzindo a unidade.
HUGO OS INTS