Matérias
Jackson Rodrigues/Prefeitura
Imóveis em que foi aplicado o limitador terão reajustes nos anos posteriores até chegar ao preço cheio da nova fórmula
Com inflação na casa dos dois dígitos, aumento no valor do IPTU chega a 61% em Goiânia
07/12/2021, às 12:19 · Por Redação
O aumento máximo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Goiânia, de acordo com os valores calculados a partir do simulador feito pela Prefeitura, será de 61% em relação ao que foi pago pelos contribuintes neste ano. Esse índice pode ainda ser alterado a depender de como fechar a inflação de dezembro, que deve superar dois dígitos. A informação é do jornal O Popular.
Para o cálculo, a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) estimou o índice de 11,07%, que é o que consta nas simulações. Este é somado ao valor de 45%, que é o limitador aprovado via emenda parlamentar na atualização do Código Tributário Municipal (CTM) aprovado em setembro deste ano.
Muitos contribuintes, ao realizarem suas simulações, questionaram o aumento acima dos 45%. Isso porque havia um entendimento de que nenhum IPTU teria mais de 45% de acréscimo em relação ao valor que foi pago de 2021. No entanto, no parágrafo 4º do artigo 168 do novo CTM, está definido que o “valor do IPTU para o exercício de 2022 não poderá ter acréscimo superior a 45% relativamente ao valor lançado no exercício de 2021, sem prejuízo da reposição das perdas inflacionárias”. Assim, o Paço acrescenta a inflação do período e alguns casos excedem o limitador.
IPTU Prefeitura de Goiânia Rogério Cruz