Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

A gravidez é o principal problema de saúde entre adolescentes de quase todos os países

Gravidez na adolescência atinge menor marca em Goiás desde 2016

04/01/2022, às 14:54 · Por Redação

O número de grávidas adolescentes, entre 10 e 19 anos, em Goiás, atingiu em 2020 o menor patamar desde 2016.

Nos dados divulgados em boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), a proporção de gravidez no grupo caiu de 17,25% em 2016 para 13,15% em 2020.

De acordo com a pasta, as práticas educativas que abordam saúde sexual e reprodutiva, tanto na escola quanto em casa, são o principal meio de prevenção e possibilitam que o conhecimento necessário chegue aos adolescentes para que a prática do sexo seja segura.

A gravidez é o principal problema de saúde entre adolescentes de quase todos os países. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), citada no documento da SES-GO, a gestação entre os 10 aos 19 anos é uma condição que eleva a chance de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido.

Ainda conforme o boletim, o principal motivo para a gravidez na adolescência é a desinformação sobre sexualidade e direitos sexuais. "Questões emocionais, psicossociais e contextuais também contribuem, inclusive para a falta de acesso à proteção social e ao sistema de saúde, incluindo o uso inadequado de contraceptivos, como métodos de barreira e preservativos", diz o documento.



Gravidez Adolescência Goiás