Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

Estilo centralizador e pouco adepto a parcerias atrapalha em um missão de envergadura internacional como a que a cidade se dispõe

Sem envolver Governo de Goiás dificilmente Pirenópolis vira Patrimônio da Humanidade

06/01/2022, às 11:15 · Por Redação

A prefeitura de Pirenópolis iniciou as tratativas para que o município, a exemplo da Cidade de Goiás, seja reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

A cidade, no entanto, tem no próprio prefeito Nivaldo Melo o principal entrave. É que o estilo centralizador e pouco adepto a parcerias atrapalha em um missão de envergadura internacional como essa. Poucas parcerias com o governo federal são vistas na cidade e as que tem do governo estadual são de iniciativas da própria gestão caiadista. 

A população reclama da ausência de Nivaldo na cidade e a própria iniciativa de galgar o posto pela Unesco é mais alicerçado pelo excelente secretário de Turismo, Ronaldo Félix, que pelo prefeito. 

A nova investida ocorre 32 anos após Pirenópolis ter sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico. O reconhecimento nacional data de 10 de janeiro de 1990. Um dos primeiros municípios do Estado, o antigo povoado de Meia Ponte hoje é carinhosamente chamado de Pirí.

 Um território que guarda diversos casarões e igrejas do século XVIII e encanta moradores e visitantes. São edificações como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, construída entre 1728 á 1732, um dos principais cartões postais da cidade. Outros destaques são as igrejas de Nossa Senhora do Carmo (1750-1754) e Nosso Senhor do Bonfim (1750-1754).

Muito além dos prédios religiosos, a cidade conta uma beleza arquitetônica diversificada, que mescla estilos. O Teatro de Pirenópolis é de estilo híbrido, entre o colonial e o neoclássico (1899). Outro exemplar é Cine Teatro Pireneus, em estilo art-déco (1919). Piríé famosa por suas belezas naturais. 

No município estão a Serra dos Pirineus, um dos pontos mais altos de Goiás, e dezenas de cachoeiras. Também é palco de festas e tradições, tendo as Cavalhadas de Pirenópolis como principal manifestação cultural. Toda essa riqueza deverá constar em um dossiê que está em fase de elaboração pela prefeitura. 



Unesco Patrimônio da Humanidade Pirenópolis