Matérias
Jackson Rodrigues
No intervalo do dia 1º ao 6 deste ano, as unidades de saúde de Goiânia registraram 22 mil atendimentos
Goiânia contará com 10 leitos exclusivos para Influenza
08/01/2022, às 10:06 · Por Redação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia vai criar nos próximos dias dez leitos exclusivos na Maternidade Célia Câmara para atendimento de pacientes com síndromes respiratórias que necessitarem de internação com isolamento. A medida foi tomada depois que os casos tiveram aumento, especialmente no fim de 2021 e começo deste ano. Desde 1º de dezembro, Goiânia registrou 186 solicitações de internação para tratamento de pneumonias e influenza.
Considerando apenas o intervalo do dia 1º ao 6 deste ano, as unidades de saúde de Goiânia registraram 22 mil atendimentos. Cais, unidades básicas e de emergência estão todos lotados e a preocupação, segundo o titular da SMS, Durval Pedroso, é garantir atendimento adequado.
Pedroso afirma que os casos de agravamento em pessoas com influenza é bem menor do que pessoas que contraem Covid-19. E a criação dos leitos para pacientes com agravamento de gripe são separados de quem contraiu Sars-CoV-2, causador da Covid-19. Além disso, o secretário diz que a pasta está adquirindo testes de antígeno para influenza.
Secretário Durval diz que estes leitos haviam sido desmobilizados por conta da queda dos casos de coronavírus, mas como existe o monitoramento constante, foi observada a necessidade da recriação das vagas. “Vamos manter esta parte (dos leitos para influenza) isolada e protegida para atender demanda de isolamento respiratório. Os pacientes de Covid devem ser atendidos em unidades para Covid para evitar casos de dupla infecção”, avalia.
Os pacientes com agravamento de influenza usam leitos semelhantes aos de pacientes com Covid-19. Ele ainda diz que os dados mostram aumento de solicitações depois das festas de fim de ano. Os dados da SMS são separados por semanas epidemiológicas. Na semana entre os dias 1º e 11 de dezembro houve 46 pedidos e entre 12 e 18, 27 solicitações. Na contagem seguinte, entre 19 e 25 de dezembro houve 26 pedidos e entre os dias 26 de dezembro e 1º de janeiro, 56 pedidos. Nesta última semana, até quinta-feira (6/1), 31 pedidos.
Durval Pedroso destaca que a SMS está ampliando a estrutura para atendimento de pacientes com dengue. Ele informa que desde o dia 1º de dezembro, 121 pedidos de internação para pacientes com sintomas mais graves da doença foram encaminhados para a pasta, sendo 99 da chamada dengue clássica e 22 de pacientes com dengue hemorrágica. As unidades de saúde de Campinas, Novo Horizonte e Cândida de Morais recebeu tendas ou adaptação de espaços para que pacientes possam receber hidratação e medicação em áreas separadas dos outros pacientes das unidades.
Covid-19 Influenza Dengue