Matérias
Divulgação
Aparecida de Goiânia registra 1ª morte por ômicron no Brasil
De 52 idosos que pegaram Covid-19 em abrigo, todos estavam vacinados com 3 doses, e apenas 2 precisaram de internação
08/01/2022, às 16:45 · Por Redação
A primeira pessoa que morreu pela variante ômicron no país vivia em um asilo, em Aparecida de Goiânia, e trata-se de um idoso de 68 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade, outros 51 idosos também foram diagnosticados com a doença.
À imprensa, a SMS informou que no dia 22 de dezembro a direção de uma Instituição de Longa Permanência de Aparecida de Goiânia entrou em contato informando que diversos residentes estavam com sintomas gripais. Diante disso, o asilo recebeu testes de antígeno para detecção do coronavírus, que foram realizados rotineiramente e confirmaram o surto de Covid-19 na instituição.
Ainda de acordo com a pasta, todos os moradores e funcionários do asilo realizaram o teste RT-PCR, e os diagnosticados com a doença foram isolados. Dois idosos precisaram ser internados e um morreu. Os outros 50 casos já receberam alta.
A secretaria também identificou que o primeiro interno a apresentar sintomas havia tido contato com um caso confirmado de ômicron. Até então, no município não tinha transmissão comunitária. Todos os moradores do abrigo estavam com o ciclo vacinal completo.
O idoso de 68 anos tinha doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial. Antes de adoecer, ele teve contato com outro morador da cidade diagnosticado com a infecção pela variante.
Covid-19 Ômicron Aparecida de Goiânia