Poder Goiás

Goiânia, 09/04/25
Matérias
Divulgação

Sandramara elogiou a escolhida pelo presidente, a diretora da FIC Angelita Lima, como "profissional capacitada"

'Minha vida sempre foi dedicada à UFG', diz mais votada para reitora

12/01/2022, às 16:09 · Por Redação

Mais votada na eleição para reitoria da UFG Sandramara Chaves destacou sua dedicação à universidade. "Minha vida sempre foi dedicada à UFG”, declarou ao jornal A Redação nesta terça-feira, 11.

A professora e reitora em exercício até a próxima sexta-feira, 14, foi preterida na lista tríplice pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que escolheu a terceira da lista, Angelita Lima, que deve assumir no dia 15 de janeiro.

"É decepcionante você não ter a escolha da comunidade universitária e do conselho respeitada", lamentou Sandramara.

A reitora em exercício e mais bem votada candidata a reitora da UFG recebeu 3.629 votos na consulta pública para reitor em junho de 2021, o que representa 64,3% da votação. Resultado que foi confirmado no Conselho Universitário da instituição, que no dia 18 do mesmo mês no ano passado deu 60 dos 63 votos para Sandramara.

Mesmo decepcionada com a escolha do governo federal, que não teria respeitado a autonomia universitária da UFG, Sandramara disse que o momento é de pensar na instituição. "Temos que preservar e fortalecer cada vez mais a universidade." 

Professora da Faculdade de Educação da UFG, Sandramara lembrou que se formou na Federal de Goiás e dedicou grande parte da vida profissional à institução. "É aqui que eu me formei, destinei grande parte da minha vida. Meu marido se aposentou na UFG", fez questão de enfatizar Sandramara.

Até quando citou que a nomeada por Bolsonaro ficou em terceiro lugar na lista tríplice, Sandramara reconheceu que a professora Angelita é uma profissional capacitada. "É uma pessoa extremamente competente, diretora da FIC, que também trabalha pela UFG", reconheceu. 

Sandramara definiu a manhã desta terça-feira, desde a notícia da nomeação da nova reitora no Diário Oficial da União, como "um dia bastante atribulado" em função da escolha. E voltou a falar do orgulho que sente da UFG: "Devo muito a tudo que essa instituição me proporcionou".


Angelita Lima Sandramara Chaves UFG