Matérias
Foto: Divulgação Facebok de Eliete
Primeira-dama era bem avaliada na cidade, com destaque na promoção de ações sociais
Eliete, mulher de Misael Oliveira, será candidata à prefeitura de Senador Canedo
05/07/2019, às 00:01 · Por Pedro Lopes
A ex-primeira-dama de Senador Canedo, na Região Metropolitana, Eliete Gonçalves será candidata na cidade no ano que vem. Ela é casada com o ex-prefeito e deputado estadual Misael Oliveira (PDT). O pedetista não conseguiu reeleição, perdendo para o atual prefeito Zélio Candido (PSB), e hoje é assessor do deputado estadual Humberto Aidar (MDB).
Muito desgastado com uma gestão que não conseguiu dar fim à falta d'água na cidade e com servidores descontentes, Misael terminou a disputa em 3º lugar, atrás do eleito Divino Lemes (PSD) e atrás até mesmo de Zélio Candido (PSB). A primeira-dama era bem avaliada na cidade, com destaque na promoção de ações sociais.
MDB
O ex-deputado federal e presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, também estuda disputar mandato de prefeito na cidade. O emedebista ajudou a viabilizar a candidatura e, consequentemente, a eleição de Vanderlan Cardoso (PP) ao Senado Federal no ano passado e, por isso, pode ter o apoio retribuído. Vanderlan foi prefeito da cidade entre 2005 e 2010.
Sem mandato desde fevereiro, após a derrota pelo governo do Estado, em 2018, Daniel Vilela analisa a possibilidade de disputar mandato de prefeito em Senador Canedo. A iniciativa, que poderia ser vista como um recuo político, seria estratégica para dar ao emedebista alguma experiência no Executivo, antes dele tentar alçar voos mais altos novamente.
A candidatura em Senador Canedo fortaleceria o MDB na Região Metropolitana – hoje são prováveis as candidaturas à reeleição de Iris Rezende (Goiânia) e Gustavo Mendanha (Aparecida de Goiânia), com ex-governador Maguito Vilela como opção aos dois. O fortalecimento do MDB na sucessão municipal do próximo ano é tido como fundamental para a disputa estadual de 2022.
Senador Canedo Misael Oliveira Eliete Gonçalves Divino Lemes Zélio Candido Daniel Vilela