P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 02/04/25
Matérias
Fábio Chagas

Em Goiânia, 2.021 doses foram aplicadas no primeiro dia de vacinação em crianças de 11 anos

Municípios goianos apresentam baixa procura na vacinação infantil contra Covid-19

18/01/2022, às 11:02 · Por Redação

Diversos municípios do Estado de Goiás apresentaram uma baixa procura pela vacina pediátrica contra a Covid-19 nesta segunda-feira (17), quando a imunização de crianças com idade de 5 a 11 anos começou em Goiás. Em levantamento realizado pelo jornal O Popular, teve cidade que conseguiu vacinar apenas 60 crianças. Já em Goiânia, o número chegou a 2.021 doses aplicadas no primeiro dia de vacinação.

Em Aparecida de Goiânia, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram aplicadas apenas 351 doses da vacina. A expectativa da administração da cidade é que a adesão aumente com o início da vacinação nas escolas, que ocorrerá de 20 de janeiro a 28 de fevereiro, em mais de 50 unidades públicas e privadas da cidade. “Nosso foco para alcançar este público é a vacinação escolar”, explica Renata Cordeiro, coordenadora de Imunização.

No Entorno do Distrito Federal, Valparaíso de Goiás e Formosa, também relataram uma baixa adesão. Em Valparaíso, por exemplo, apenas 60 doses foram aplicadas. “Estamos informando que é seguro por meio de entrevistas com os médicos nos meios de comunicação, mas é muito complicado. Em alguns casos, a desinformação prevalece”, diz Breno Miranda, secretário de Saúde de Formosa.

Em Anápolis foram administradas 200 doses de vacina infantil nesta segunda. Porém, de acordo com a prefeitura do município, o número está dentro do esperado levando em conta o cadastro prévio que é necessário fazer para se vacinar na cidade. Em Jataí, o cenário foi parecido: das 150 vacinações agendadas, 140 foram feitas.

As secretarias municipais de Saúde de Trindade e Rio Verde ainda não informaram o balanço do primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 em crianças, mas ambos municípios afirmaram que a procura nos postos também foi baixa.

Capital
Apesar dos postos de saúde destinados à imunização de crianças em Goiânia estarem relativamente vazios no primeiro dia, o secretário de Saúde da capital goiana, Durval Pedroso, afirma que isso não é sinal de que a adesão é baixa. Ele explica que a rapidez no atendimento e o número de postos destinados exclusivamente à vacinação infantil podem ter passado a impressão de que poucas pessoas estavam procurando pela vacina. “São 15 locais. Deixamos cerca de 500 doses em cada um. Ocorreu tudo dentro da nossa capacidade operacional”, pontua.

De acordo com a SMS, 2,2 mil doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em crianças nesta segunda. Pedroso afirma que caso este ritmo continue, as 8,9 mil doses que a capital recebeu na última sexta-feira (14/1) irão durar apenas até a próxima sexta (21/1). “Temos a informação de mais recebimento de doses. Então, estaremos preparados para dar continuidade na vacinação”, explica.

Durval acredita que o volume de pessoas nos postos deve aumentar a partir de quinta-feira (20/1), quando Goiânia passará a vacinar também crianças com 10 anos. É esperado que a cada três dias, a capital consiga decrescer na idade dos atendidos.



Vacinação Covid-19 Crianças