Matérias
Divulgação
Ex-reitor da UFG está entre uma das lideranças que pretender fortalecer a Educação no Congresso Nacional
Edward Madureira quer ser candidato a deputado federal pelo PT e não a governador
29/01/2022, às 10:33 · Por Redação
Em reação a cortes de recursos e ataques à ciência e ao meio acadêmico, ex-reitores de universidades e institutos federais do País, entre eles Edward Madureira, iniciaram mobilização para lançar candidaturas e garantir apoios a representantes da educação no Congresso Nacional e legislativos estaduais.
Conforme apurado pelo jornal O Popular, já são nove nomes dispostos a encarar as eleições deste ano, mas a intenção do grupo é chegar a pelo menos 15. Para essa discussão, os educadores realizaram na quinta-feira (27/1) o 1º Painel “Eleições 2022 e a defesa da Educação, Ciência e Tecnologia”, com debate sobre bandeiras para a campanha eleitoral deste ano.
O painel foi mediado pelo ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Edward Madureira, uma das lideranças do movimento nacional e pré-candidato a deputado federal por Goiás. O plano é fazer outros paineis e debates nas próximas semanas.
“Tem bancada da bola, do boi, da Bíblia, da bala. E não tem da educação. O pessoal da área está compreendendo que não adianta mais só gritar. Se não houver representantes, as coisas não vão melhorar”, diz o ex-reitor da UFG.
Edward afirma que o “subfinanciamento” no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o que mais pesou para a mobilização. No Orçamento da União para este ano, o presidente cortou quase R$ 740 milhões do Ministério da Educação (MEC) e houve tesourada também nos anos anteriores.
Além dos pré-candidatos, faz parte da estratégia aglutinar vozes de peso da ciência e da educação, como os ex-ministros da Educação Renato Janine - atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - e Fernando Haddad, o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende, entre outros.
Recursos para as universidades e para a pesquisa, mudanças na lista tríplice para reitor e assistência estudantil estão entre as bandeiras dos pré-candidatos que representam a educação. Os pré-candidatos integram partidos da esquerda - PT, PSB, PDT e PCdoB - ou ainda não fecharam filiação.
Congresso Nacional Deputado Federal Goiás