Matérias
Divulgação
Após a derrota eleitoral de 2014, em que empenhou-se para que o empresário Júnior Friboi fosse o candidato do MDB
Por que Maguito e Daniel Vilela terão dificuldades em confrontar Iris?
12/07/2019, às 01:12 · Por Eduardo Horacio
O presidente estadual do MDB Daniel Vilela entrou definitivamente para a política em 2008. Pelas mãos de Iris Rezende, reeleito prefeito naquela ocasião, foi eleito vereador na Capital. Desde então teve rápida ascensão (eleito deputado estadual em 2010 e federal em 2014). As divergências com Iris não demoraram a surgir e sempre foram mais aparentes do que as produzidas pelo pai Maguito Vilela, mais cauteloso.
Após a derrota eleitoral de 2014, em que empenhou-se para que o empresário Júnior Friboi fosse o candidato do MDB ao governo em detrimento de Iris, Daniel Vilela chegou a sugerir que o atual prefeito de Goiânia deveria se aposentar. Em agosto de 2016, deu entrevista ao jornal O Popular dizendo que Iris era "página virada".
Quando passou a trabalhar seu projeto de candidatura ao governo, Daniel reaproximou-se de Iris, já eleito prefeito em 2016. Promoveu até homenagens ao líder emedebista, como documentário em encontro do partido e o nome de Iris no prédio do diretório estadual, reinaugurado após ampla reforma. Com o desfecho da eleição ao governo, Daniel voltou a se manter mais distante, porém sem criar novos atritos.
Diante da carta em que Iris pede o fim do processo de expulsão de prefeitos dissidentes do MDB, os caminho de Maguito e Daniel Vilela voltam a se cruzar mais uma vez com o de Iris. É provável que Daniel não atenda espontaneamente o pedido feito pelo prefeito de Goiânia, mas certamente terá de examiná-lo com algum cuidado.
O motivo principal, além do peso da liderança de Iris, é que Maguito Vilela se articula para ser candidato a prefeito de Goiânia, caso o atual prefeito realmente não tente a reeleição. Para se viabilizar, óbvio, o ex-governador precisa fundamentalmente estar próximo e afinado com as decisões de Iris Rezende.
Maguito Vilela Daniel Vilela Iris Rezende MDB