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Servidores usuários do SEI, então, passam por cursos de capacitação e recebem login e senha de acesso
Prefeitura de Goiânia passa a usar o SEI para substituir processos físicos
17/02/2022, às 10:18 · Por Redação
A Prefeitura de Goiânia libera, nesta quarta-feira, 16, o acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (Portal do SEI),
ferramenta que substitui a tramitação de processos físicos na administração
municipal. Conforme a gestão municipal, os servidores têm, à disposição,
materiais didáticos, documentos e notícias para uso da ferramenta.
Um ambiente de treinamento estará no site da prefeitura até maio, período
que obedece o prazo de 180 dias estipulado por Rogério Cruz no Decreto nº
4.456/2021, publicado em edição do dia 23 de novembro de 2021 do Diário Oficial
do Município. Servidores usuários do SEI, então, passam por cursos de
capacitação e recebem login e senha de acesso. Neste período, o sistema também
recebe as adequações conforme a estrutura administrativa da capital. Por
ser totalmente digital, a adoção do SEI traz eficiência, transparência e
economia por substituir o trâmite físico dos processos administrativos e,
consequentemente, o uso de papel.
Rogério Cruz destaca que a implementação do SEI em Goiânia a posiciona como
cidade inteligente, pautada pela transformação digital. “O sistema traz mais
produtividade, economia, rapidez, acesso a informações e transparência nos atos
administrativos, o que otimiza os serviços prestados à população”.
O secretário municipal de Administração, Eduardo Merlin, elenca praticidade,
flexibilidade e segurança dos dados como vantagens do SEI. “As assinaturas
eletrônicas agilizam a tramitação dos processos e, como o SEI é conectado ao
Portal da Transparência, simplifica o controle externo, pois permite consulta e
integração com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) e Ministério
Público (MP-GO), por exemplo”.
O secretário municipal de Governo, Arthur Bernardes, acredita que
gradativamente a implementação será sentida por toda a administração. “Em curto
prazo, haverá redução de custos operacionais, sem a necessidade de armazenar
documentos. Consequentemente, teremos maior rapidez, agilidade, segurança e
divulgação das informações em tempo real”.
O SEI (Sistema Eletrônico de Informações) foi oficialmente inaugurado no
Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em 2009, e é utilizado na
esfera pública federal. A cessão do direito de uso é regulada por Acordo de
Cooperação Técnica com o Tribunal, que permite a transferência de tecnologia
para uso no âmbito municipal sem custos para o município. O Governo de Goiás já utiliza a ferramenta desde 2019 .
SEI Prefeitura de Goiânia