P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 02/04/25
Matérias
Divulgação

A intenção é que o órgão de fiscalização possa orientar os gestores na utilização de recursos que foram encaminhados pelo Governo Federal e que estão parados

TCU oferece orientação ao governo Caiado após fundo de R$ 127 mi ficar parado por falta de projetos

13/07/2019, às 00:06 · Por Pedro Lopes

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Mucio Monteiro, ofereceu ajuda na capacitação de 38 cidades goianas em vulneratividade social que dispõe de R$ 127 milhões e não usa. Monteiro participou de encontro nesta quinta-feira, 11, com o governador Ronaldo Caiado (DEM).

A intenção é que o órgão de fiscalização possa orientar os gestores na utilização de recursos que foram encaminhados pelo Governo Federal e que estão parados. São fundos sociais de educação e de saúde, que deveriam ter beneficiado 38 cidades goianas.

O foco, segundo o governo, é apoiar, prioritariamente, as 10 cidades mais vulneráveis, identificadas no Índice Multidimensional de Carência das Famílias Goianas (IMCF), e também as que integram a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

Monteiro citou que o gestor público tem receio ser responsabilizado por uma condução ou uma interpretação errônea de determinado convênio. “Ao invés de ficarmos apenas trabalhando com quem errou, estamos começando a trabalhar com quem não quer errar. Separar o mal-intencionado do desinformado”, esclareceu. 

Ronaldo Caiado afirmou que o governo estadual tem feito a sua parte, mas ressaltou a necessidade de os municípios utilizarem os recursos dos fundos. Para tanto, é preciso boa vontade e a participação dos prefeitos. No que depender do Estado, assegurou, o gestor terá condições de trabalhar para que as verbas realmente cheguem ao município.


José Mucio Monteiro TCU Ronaldo Caiado