Matérias
Divulgação
As operadoras também deverão divulgar plataforma na qual qualquer pessoa poderá solicitar bloqueios de ligações de telemarketing
Operadoras tem até terça-feira para concluir lista de "não perturbe"
14/07/2019, às 00:04 · Por Pedro Lopes
Operadoras de telefone tem até esta terça-feira, 16, para concluir a lista de “não perturbe”, segundo prazo estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Anatel deu prazo de 30 dias para que as operadoras Claro/Net, Oi, TIM, Vivo, Algar, Nextel, Sercomtel e Sky entregassem lista com os dados de consumidores que solicitaram o bloqueio de ligações oferecendo serviços e pacotes de TV, internet e telefone.
Com isso, as operadoras não poderão mais fazer ligações de telemarketing a estas pessoas. Além disso, as empresas deverão divulgar canal de fácil acesso no qual será possível solicitar o bloqueio das chamadas.
A Anatel, agência reguladora do setor, ainda está desenvolvendo formas de coibir ligações de mudas/ de robôs, que consiste numa técnica em que várias ligações são disparadas em massa. Aqueles que atendem são encaminhados para o atendimento, no entanto, nem sempre há atendente suficientes, causando uma ligação muda.
A agência busca ainda encerrar ofertas feitas aos consumidores que não estão regulamentadas pela Anatel.
Em Goiás, o bloqueio de telemarketing já é possível desde 2014 por meio do Procon Goiás. Aqueles que não tem interesse em ofertas deste tipo, podem solicitar o bloquei no site proconweb.ssp.go.gov.br.
É possível cadastrar o bloqueio de 3 números no mesmo DDD por CPF.
Operadora Anatel Procon Goiás Telemarketing