Matérias
Divulgação
Logo após a colação de grau, o diploma digital é emitido automaticamente pela Instituição
Universidade Federal de Goiás passa a adotar diploma digital
22/02/2022, às 10:50 · Por Redação
Os estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) que estão colando grau neste ano estão sendo os primeiros a receberem o diploma digital pela Instituição. Agora, os diplomas dos concluintes dos cursos de graduação são expedidos e registrados no formato digital. Os formandos que concluírem o curso de graduação não precisarão solicitar a expedição do diploma. Logo após a colação de grau, o diploma digital é emitido automaticamente pela Instituição.
O acesso ao diploma digital, como informa a UFG, será encaminhado ao discente pelo e-mail que está cadastrado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), assim como pode ser obtido no site Diploma UFG, utilizando as credenciais de acesso do login único. No link que vai ser enviado, há o acesso tanto à Representação Visual do Diploma Digital (RVDD) quanto ao arquivo XML, que contém os mesmos dados e as assinaturas digitais da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil).
Esses procedimentos conferem ao documento a segurança e a validade jurídica necessárias. Com isso, através do código de verificação, o diploma poderá ser aferido a qualquer tempo pelo concluinte ou por pessoas autorizadas por ele, sem a burocracia dos processos de emissão convencionais, coibindo falsificações em diplomas e registros acadêmicos, como ocorre frequentemente com os documentos impressos em papel.
Versão impressa
Na prática, o diploma digital é muito semelhante ao físico. Apesar de ele ser gerado, emitido e armazenado inteiramente por meio digital, e liberado o acesso ao aluno, a UFG também irá disponibilizar a todos os concluintes a versão impressa da RVDD, que estará disponível para retirada no Centro de Gestão Acadêmica (CGA). Nesse caso, é importante salientar que a visualização do diploma não é o que faz dele válido, sendo este recurso utilizado apenas para fins decorativos.
A validade do diploma digital é uma dúvida bastante comum, já que é tradição receber o diploma impresso. Muito mais que uma obrigatoriedade, o diploma digital, além de garantir a segurança dos dados pessoais dos estudantes, conforme normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), também possui a mesma validade jurídica que o diploma físico. Além disso, o diploma digital elimina a necessidade da emissão da segunda via decorrente de perda, extravio ou dano físico do papel.
O novo formato do diploma vai permitir maior transparência e a disponibilidade do diploma on-line para os estudantes, que não mais precisarão autenticar o documento em cartório para qualquer comprovação, uma vez que o novo diploma tem a certificação on-line.
UFG Diploma Digital