Matérias
Divulgação
Centro de Estudos, Monitoramento e Previsão Ambientais do Cerrado (Cempa) e o Polo de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade são os principais iniciativas parceiras do Estado
Em busca de apoio, gestores da UFG vão ao encontro do governador Ronaldo Caiado
10/03/2022, às 23:16 · Por Redação
A nova gestão da Universidade Federal de Goiás (UFG) teve encontro com o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), no Palácio das Esmeraldas, nesta semana, como parte da série de reuniões para seguir com parcerias e convênios. No encontro, dois projetos foram destacados, como o Centro de Estudos, Monitoramento e Previsão Ambientais do Cerrado (Cempa) e o Polo de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, estava acompanhada do vice-reitor Jesiel Carvalho, dos assessores especiais da reitoria Edward Madureira e Sandramara Matias, além dos professores Laerte Guimarães e Carlos Hoelzel, representantes do Cempa e do Polo de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade, respectivamente.
Para o governador, a reitoria da UFG ressaltou a importância dessas propostas para o estado de Goiás e pediu o apoio do Governo de Goiás para o desenvolvimento dos trabalhos.
"O Cempa tem o objetivo de realizar estudos utilizando modelagem numérica e dados de satélite permitindo gerar com precisão e nível inéditos a previsão do tempo para toda a região Centro-Oeste (intervalos de 5 a 10 dias), cenários climáticos e modelos de produção agro climáticos, entre outros produtos", pontou Angelita.
Já o Polo de Tecnologias Sociais e Sustentabilidade, conforme a reitora, contempla uma proposta de plantas-piloto referenciais para testes de soluções tecnológicas de reciclagem de resíduos sólidos urbanos, gestão de processos e produtos voltados à sustentabilidade.
A proposta de criação do Cempa foi apresentada em fevereiro de 2020 e recebeu o apoio do governo estadual; em janeiro de 2022, começou a fornecer a previsão do tempo para Goiás e o entorno diariamente. Um dos objetivos é estabelecer novas parcerias para oferecer informações climáticas específicas que permitam ao estado mitigar os problemas causados pelo clima em diversas áreas.
Já o projeto do Polo de Sustentabilidade está em análise no Protege Goiás (setor responsável pela captação e repasse de recursos financeiros para programas que visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas menos favorecidas socialmente em Goiás), onde aguarda a aprovação definitiva para receber os recursos necessários para o seu desenvolvimento completo.
UFG Ronaldo Caiado