Matérias
Divulgação
Preocupação também está na diminuição da margem de lucro dos donos dos postos
Novos reajustes dos combustíveis também preocupam donos de postos em Goiás
15/03/2022, às 15:15 · Por Redação
"A situação é muito crítica. Nesse momento, há possibilidade de novos reajustes, pois a Petrobras não tinha repassado todos", destaca Márcio Andrade, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo em Goiás (Sindiposto).
A declaração foi dada ao site A Redação nesta semana e de acordo com o dirigente novos reajustes devem afetar os valores dos combustíveis nas bombas nos próximos dias.
De acordo com Márcio Andrade, existem dois fatores principais para a elevação dos preços dos combustíveis: a cotação do câmbio e o valor do barril de petróleo. O etanol, contudo, possui uma outra variável, que são os períodos de produção das safras e seus hiatos entre uma colheita e outra. "São diversos fatores, foram as margens de lucro dos postos que são afetadas com todos esses aumentos."
O presidente do Sindiposto reforçou "torcida" para que o preço dos barris de petróleo caiam, de forma a não impactar mais nos valores dos combustíveis para os consumidores finais.
Apesar da noção de que pode haver um aumento, Márcio Andrade disse não ser possível mensurar qual a porcentagem exata que deve ser acrescida ao valor nas distribuidoras.
O último aumento foi feito após dois meses com os preços congelados. Na ocasião, a Petrobras confirmou alta de 18,7% para a gasolina e 24,9% para o diesel. No entanto, em relação aos novos valores previstos, a avaliação de Márcio Andrade é de que este cenário "muda constantemente". "Por isso, é difícil fazer previsões. Até porque a Petrobras tem repassado os reajustes em um intervalo maior [de tempo] e tem repassado em um preço médio, para não igualar ao mercado exterior de forma rápida", explicou.
Sindiposto-GO Combustíveis Postos de Gasolina