Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

207 cidades apresentaram, em 2021, receitas superiores às que tiveram no ano anterior

Inflação alta turbina arrecadação nominal dos municípios goianos

21/03/2022, às 18:23 · Por Redação

A inflação alta, acima de dois dígitos no Brasil e em Goiás, turbinou o recolhimento de impostos de 85% dos municípios goianos. Os dados são do Tribunal dos Municípios de Goiás (TCM), divulgados em O Popular nesta segunda-feira, 21.

Foram 207 as cidades que apresentaram, em 2021, receitas superiores às que tiveram no ano anterior, entre as quais estão dez que atrasaram a prestação de contas junto ao TCM-GO.

A cota-parte mensal do FPM desses municípios fechou o ano passado R$ 883,7 milhões acima do arrecadado em 2020; já o ICMS foi R$ 849 milhões superior.

Embora não seja admitido, a inflação não é ruim para o setor público consolidado, é positiva, pois em um cenário de crescimento de 10% da inflação e 5% do PIB, o aumento do PIB nominal é de 5% e isso também reflete na arrecadação de impostos.

A diferença é que em médio prazo a população fica com menos poder de compra e descontente com o governo federal.  Municípios e estados começam a ser pressionados por reajustes para compensar a perda de renda. Leia aqui a íntegra do levantamento. 


TCM Arrecadação Impostos