Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Wesley Costa/ O Popular

Dos atingidos, sete foram encaminhados pelo Corpo de Bombeiros ao Ciams Novo Horizonte e outros dois ao Cais do Bairro Goiá

Nove pessoas foram intoxicadas após vazamento de amônia em frigorífico de Goiânia

26/03/2022, às 08:15 · Por Redação

Ao menos nove funcionários de um frigorífico, localizado no Setor Jardim Botânico, em Goiânia, foram intoxicados após um vazamento de amônia no local. O acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira, 25, e o Corpo de Bombeiros foi acionado, que encaminhou sete atingidos para o Ciams Novo Horizonte e outros dois para o Cais do Bairro Goiá.

Das pessoas que receberam atendimento no Ciams Novo Horizonte, cinco tiveram ferimentos e duas permanecem em observação, com queimaduras no sistema respiratório e nos olhos. Os dois que foram encaminhados para o Cais do Bairro Goiás receberam atendimento médico, mas não prosseguiram com o tratamento.

Segundo a médica que atendeu os funcionários do frigorífico, intoxicação com amônia provoca muitas dores, mas não oferece risco de morte. Conforme apurado com os trabalhadores atingidos, não houve explosão e o vazamento de gás foi localizado. A situação, segundo eles, foi controlada e as atividades do frigorífico retomadas.

Em frigoríficos, a amônia é utilizada principalmente em sistemas de refrigeração. Os efeitos da sua inalação dependem do nível de exposição à substância. O gás provoca queimaduras no sistema digestivo e respiratório e pode levar a sangramento nasal e labial, conjuntivite, bronquite, redução da oxigenação e danos nos rins.


Vazamento Amônia Frigorífico Goiânia Goiás