Poder Goiás

Goiânia, 09/04/25
Matérias
Divulgação

Nome de Brum encontra resistência por parte de policiais civis que alegam desiquilíbrio institucional que pode prejudicar investigações envolvendo policiais militares

Mesmo com resistência da polícia civil, Renato Brum assume segurança pública de Goiás

06/04/2022, às 09:20 · Por Redação

O coronel Renato Brum é o novo secretário de Segurança Pública. O policial militar assume o lugar de Rodney Miranda, que disputará o cargo de deputado federal pelo Republicanos. 

Brum deixa o cargo de comandante-geral da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), posto que vai ser ocupado pelo coronel André Henrique Avelar de Souza. A posse de Avelar deve ser realizada na noite de hoje, 6, na Academia da Polícia Militar, no Setor Universitário, em Goiânia. 

O governador ainda exonerou Evenir da Silva Franco Júnior do posto de chefe de estado-maior estratégico. No seu lugar, assume Clives Pereira Sanches. Brum, por sua vez, para conseguir assumir a secretaria foi transferido para a reserva militar.

O nome de Brum encontra resistência por parte de policiais civis. O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (Sindepol) publicou nota com manifestação contrária à escolha e encaminhou pedido ao governador, Ronaldo Caiado, para que ouvisse entidades representativas da Segurança Pública e encontrasse um nome de consenso.

A alegação é de desequilíbrio institucional e, consequentemente, enfraquecimento das atribuições de polícia judiciária, especialmente no que tange às investigações envolvendo policiais militares.


Renato Brum SSP-GO