Poder Goiás
Goiânia, 03/04/25
Matérias
Reprodução

Entre os trabalhos desenvolvidos por ele em palcos goianienses, destaque para o espetáculo Dalí, monólogo lançado em 2017

Diretor de teatro Hugo Rodas morre em Brasília, aos 82 anos

14/04/2022, às 15:03 · Por Redação

Morreu nesta quarta-feira, 13, aos 82 anos, o diretor de teatro e professor da Universidade de Brasília (UnB) Hugo Rodas. De acordo com informações divulgadas pelo site do jornal Correio Braziliense, ele estava internado no Hospital Brasília, onde fazia tratamento contra o câncer. A informação é do jornal O Popular.

Nascido no Uruguai, Hugo Rodas vivia no Brasil desde os anos 1970 e se tornou um dos grandes nomes do teatro nacional, ficando conhecido internacionalmente por romper os limites da linguagem artística. Além de diretor, ele foi ator, diretor, bailarino, coreógrafo, cenógrafo, figurinista e professor de teatro.

 Apesar de ter realizado boa parte de seus trabalhos em Brasília, onde fixou residência em 1975, Hugo Rodas tinha forte ligação com Goiânia, onde fez amigos e deixa um legado.

Entre os trabalhos desenvolvidos por ele em palcos goianienses, destaque para o espetáculo Dalí, monólogo lançado em 2017 que retrata o cotidiano, a vida e a morte do pintor espanhor Salvador Dalí. Em 2018, os premiados Ensaio Geral, Punaré & Braúna e Adubo foram encenados em uma programação no Centro de Cultura da Universidade Federal de Goiás (UFG) que teve como objetivo fazer uma retrospectiva da obra do dramaturgo. O Olho da Fechadura (2005), Memória Roubada (2003) e Verde Alecrim (2014) também estão entre as peças do diretor que marcaram a cena teatral goiana.

Em sua carreira, Rodas atuou em diversos grupos teatrais como o Pitu, o Teatro Universitário Candango (Tucan), a Companhia dos Sonhos. O mais recente deles foi o Agrupação Teatral Amacaca (ATA).


Hugo Rodas Teatro