P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 01/04/25
Matérias
Divulgação

Goiano Carlos França pode ser substituído do Itamaraty a qualquer momento

Bolsonaro avalia demitir o goiano Carlos França do comando do Itamaraty

22/04/2022, às 12:06 · Por Redação

Descontente com as posições do Itamaraty em discussões internacionais, inclusive em temas recentes no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Jair Bolsonaro (PL), como mostra a coluna Radar da revista Veja, começou a ouvir figuras importantes do governo para encontrar um nome que substitua o goiano Carlos Alberto França do comando do Itamaraty.

Conforme a coluna Radar, Bolsonaro teria ficado irritado com o fato de que “o Brasil não seguiu países árabes, além de Estados Unidos, Rússia,China, França e Reino Unido, numa discussão no Conselho de Segurança da ONU que condenava ações terroristas no Oriente Médio.

Bolsonaro, ao ser cobrado sobre a posição da diplomacia brasileira, sequer havia sido informado pelo chanceler” a respeito do “assunto”. O mais provável que é tenha sido informado, mas, por não entender de relações internacionais, talvez não tenha percebido a “gravidade” da questão.

Ainda segundo a revista, “diante da crise provocada pela falta de apoio do Brasil a países árabes, Bolsonaro enviou o almirante Flávio Rocha, secretário especial de Assuntos Estratégicos, aos Emirados Árabes para desfazer o mal-estar criado pela posição brasileira. A troca de comando na diplomacia brasileira é questão de tempo”.


Itamaraty Relações Exteriores Carlos França Governo Federal Goiás